segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CURRICULO MINIMO DE HISTORIA

CONTEÚDOS MÍNIMOS – HISTÓRIA

5ª Série - Conteúdos
Introdução ao estudo de História: história e estória;
O tempo histórico: cronograma geral, o delineamento e contagem de séculos;
O homem primitivo: características, comportamento e nomadismo;
O desenvolvimento da agricultura, a importância do fogo como forma de soberania social;
Instituição familiar e consolidação da propriedade privada.

6ª Série – Conteúdos

As grandes navegações: expansão marítima portuguesa, caminhos das índias e descoberta do Brasil;
Brasil Colônia: diferenças entre colônia de exploração e povoamento;
Atividade econômica no Brasil colônia: extração do Pau-Brasil e atividade açucareira- engenho
O trabalho escravo no Brasil.

7ª Série – Conteúdos
Introdução ao conceito de Império, Monarquia e República;
Império Romano: fundação de Roma, mudanças de regime político, expansão e a importância da cultura ocidental atual;
Invasões Bárbaras e Início da Idade Média- Feudalismo
Sistema Feudal: características
Rotação de cultura e agricultura de subsistência

8ª Série – Conteúdos

· Renascimento Cultural: antropocentrismo e racionalismo;
· Reforma protestante: críticas a Igreja Católica e Medieval;
· Revolução: conceituando o tema
· Iluminismo: jus naturalismo
· Conceitos e influência social na Europa do século XVIII

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPERADAS PARA O CICLO II :

Adquirir, avaliar e transmitir informações, estas relacionadas com a área em questão;
Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processo históricos, simultaneamente, como sujeito e como produto dos mesmos;
Situar as diversas produções da cultura (filosofia, sociologia e geografia) como elementos fundamentais para auxílio na compreensão dos contextos históricos;
Comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos;
Estimular o pensamento crítico frente as diferentes formas de interpretações históricas.
Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

Professor: Elias

Nenhum comentário: